Berlim: guia da culinária local, com dicas do que comer e onde comer

Quando me mudei para Berlim, caminhei por lugares banais e famosos, de vez em quando passando por placas imperceptíveis e nomes complexos de restaurantes, que não pude ler da primeira vez. Depois de me habituar, comecei a explorar lentamente os locais e agora, quando os amigos me visitam, a primeira coisa que faço é levá-los para falafel com molho de amendoim a um dos pontos de poder.

Veja ainda: 15 Dicas para conhecer a Europa

Muita gente sabe da infinidade de restaurantes turcos e vietnamitas em Berlim: na segunda metade do século XX, os imigrantes desses países vieram como trabalhadores contratados para o oeste e, consequentemente, para o leste de Berlim, por meio de acordos especiais entre Estados.

E somente nos últimos 10 anos, outras nacionalidades também se mudaram para a cidade. “Venha em grande número” trouxe consigo os atributos de sua cultura nativa, incluindo a comida. Em Berlim, você pode viajar ao redor do mundo sem sair de sua mesa no verdadeiro sentido da palavra – é disso que trata o meu guia alimentar.

Onde comer em Berlin e dicas do que esperar

Arirang bulgogi

Restaurante coreano com dois pontos: um em Prenzlauer Berg e outro em Charlottenburg. Um dos lugares para onde vai a diáspora coreana da cidade, os europeus não costumam se encontrar aqui. O interior não tem nada de especial, mas que frango frito tem! Certifique-se de levar um conjunto de petiscos de cerveja – em geral, você pode facilmente se fartar deles, mas o menu também inclui bimbimbap, hot pot e outras posições mais conhecidas da culinária coreana.

Da jia le

Um enorme restaurante chinês no distrito de Schoneberg, onde o menu tem algumas dezenas de páginas e, nas melhores tradições, sobremesas são misturadas com macarrão. É melhor pedir muitos pratos à mesa e experimentar de tudo um pouco, porque é impossível ficar pensando em uma coisa, mas aconselho que experimente a salada de pepino partido mesmo assim.

A fatura média é de 13 euros por pessoa ao pedir quatro pratos.

Lon Men’s Noodle House

Um pequeno restaurante taiwanês em Charlottenburg, onde você não estará lotado para almoçar ou jantar. Todo mundo corre aqui para uma sopa de macarrão com carne – caldo rico, carne cozida e macarrão. Farto, barato e rápido!

Faturamento médio – 8 euros por pessoa

Musashi

Um restaurante japonês na fronteira dos bairros boêmios de Kreuzberg e Neukölln, onde raramente se encontra uma mesa livre ou mesmo uma cadeira no bar. Mas aconselho que esperem: para o meu paladar, tem alguns dos melhores sushis de toda a cidade em preço e qualidade. Eu gosto especialmente do sushi de cavala.

Faturamento médio – 12 euros por pessoa

Mae charoen thai imbiss

Existem literalmente três mesas e meia em algum lugar no meio de Neukölln, onde três tias amigáveis ​​cozinham a melhor comida tailandesa da cidade. No cardápio há clássicos: caril verde e vermelho, tom kha e tom yum, padtai e arroz frito com recheios diversos. Infelizmente, é improvável que Tom Yam te faça chorar, como no próprio Tae, mas para quem gosta, pode sempre pedir para adicionar mais chili.

Faturamento médio – 10 euros por pessoa

Restaurante lótus

Restaurante indiano um pouco nos arredores de Charlottenburg. Vale a pena ir aqui para uma boa comida do sul da Índia, incluindo um pão achatado dosa de trigo ou lentilha. A opção mais fácil de dosa é com batatas, mas você pode escolher recheios com outros vegetais ou até mesmo carne. Um amigo meu de Chennai, uma cidade no sul da Índia, recomenda este restaurante como a opção indiana mais saborosa da cidade.

Faturamento médio – 13 euros por pessoa

Mabuhay

Restaurante familiar indonésio nos pátios próximos à Potsdamer Platz, quase sempre lotado de apreciadores de rendang de carne – um assado à base de leite de coco, que é cozido por muito tempo em uma frigideira de ferro fundido com molho picante e tempeh – pão de gengibre feito de soja. Bônus: no verão você pode escolher uma mesa ao ar livre.

Faturamento médio – 15 euros por pessoa

Sahara imbiss

Comida sudanesa e muito, muito molho de amendoim. Uma variação da comida de rua árabe, o familiar falafel e vegetais fritos servidos como sanduíche ou em prato salpicado com molho pegajoso de amendoim. Vários pontos pela cidade!

Faturamento médio – 5 euros por pessoa

1001 falafel

Apenas um saboroso falafel comum! Dois pontos: na área de Cotti e em Prenzlauer Berg. O que é importante para todos os festeiros é que eles trabalhem até tarde.

Faturamento médio – 5 euros por pessoa

Osman Töchter

Um restaurante turco em Prenzlauer Berg, onde você tem que ir em uma grande empresa para pedir uma grande mesa de mezzes (petiscos) e uma garrafa de raki frio (Rakı) – uma boa noite garantida.

Faturamento médio – 15 euros por pessoa

Taka Fish House

Restaurante turco na região de Cotti, especializado exclusivamente em peixes e frutos do mar. Você pode pedir peixe grelhado, ou você pode pedir para colocá-lo em um pão fresco: truta fresca, cavala, camarão, gilthead … e chá turco grátis para arrancar.

Faturamento médio – 5 euros por pessoa

Aldimasqhi

Cozinha síria. É muito difícil encontrar um europeu aqui, mas o trânsito do restaurante é incrível. Um menu enorme, mas não pude ir além do shawarma, embora a escolha seja enorme. O shawarma aqui é um pouco diferente, por exemplo, do turco, porque não tem vegetais e o frango é servido com manteiga – não para todos, mas, na minha opinião, ainda é muito saboroso.

Faturamento médio – 10 euros por pessoa

Snack Akroum

Um pequeno restaurante familiar que serve os melhores homus de Berlim para o meu gosto. Por um centavo, você ganha uma tigela grande de homus, algumas tortilhas, vegetais e pepinos. Se você estiver com muita fome, pode pedir mais algumas pizzas árabes com carne ou apenas molho de tomate.

Faturamento médio – 5 euros por pessoa

Bejte etiópia

Na área de Nolendorf Platz há um restaurante etíope bastante popular, onde é melhor reservar uma mesa com antecedência. Aconselho você a levar um prato para dois – uma panqueca enorme com carne, vegetais e cereais, e tudo isso deve ser comido com as mãos, arrancando pedaços da panqueca e agarrando o recheio com os dedos. Uma versão vegetariana pode ser solicitada.

Faturamento médio – 12 euros por pessoa

América do Sul

Maria bonita

Pequeno bistrô mexicano em Prenzlauer Berg, onde você pode degustar tacos de ressaca e margaritas geladas. A vantagem deste lugar está em um interior completamente incrível e alegre música mexicana.

Faturamento médio – 10 euros por pessoa

Karrecho

Eles servem os tradicionais pães achatados venezuelanos – pequenos à primeira vista, mas na verdade terrivelmente nutritivos, porque são feitos de farinha de milho. Aconselho você a começar com um e depois examinar a situação. Você definitivamente deve pegar um refrigerante sul-americano!

Faturamento médio – 10 euros por pessoa

Café mori

Cozinha vegetariana brasileira. Além da carne no Brasil, comem muito feijão e arroz, e esse restaurante próximo ao Parque Gorlitzer é famoso por esses pratos. Também vale a pena experimentar a autêntica tigela de açaí, um grosso purê de açaí congelado que geralmente é servido com uma variedade de coberturas, como muesli, sementes e frutas vermelhas frescas.

Faturamento médio – 10 euros por pessoa

Pisco Perú

Restaurante peruano de fusão em Schöneberg. Tudo é delicioso aqui, e o garçom certamente dirá qual é o peixe mais fresco. Enquanto o ceviche está cozinhando, beba o pisco sour local – é incrível.

Faturamento médio – 20 euros por pessoa

Pecados

Um agradável restaurante onde você pode se deliciar com empanadas – hambúrgueres sul-americanos com diversos recheios à escolha ou um potente sanduíche de chivito uruguaio com bife, bacon, mussarela e tomate. E, claro, há uma grande seleção de vinhos no menu!

Faturamento médio – 20 euros por pessoa

Europa

Schwarze heidi

Restaurante suíço em Kreuzberg especializado em fondue de queijo. É melhor ir aqui com um grupo de amigos, porque uma forma de queijo, e mesmo com recheios diferentes – desde pão a inflorescências de couve-flor – vai ser difícil de dominar numa só. A maioria para o inverno.

A conta média é de 8 euros por pessoa, se você dividir uma panela de queijo (eu recomendo!)

Gazzo

Um dos poucos lugares em Berlim onde a pizza italiana é feita com massa sem fermento é em Neukölln. Público badalado de toda a cidade vem aqui para saborear uma deliciosa pizza de massa fina e sorvete de leite de búfala com caramelo salgado.

Faturamento médio – 12 euros por pessoa

Kuschlowski

Um bar em Neukölln onde você pode saborear um pouco da culinária vegana russa legal – tenha em mente que o menu muda a cada poucas semanas! Como bônus, este é um lugar muito aconchegante com garçons adoráveis ​​que sabem muito sobre eletrônica moderna.

Faturamento médio – 10 euros por pessoa

G wie goulasch

Não sei há quantos anos este homem cozinha, recebe encomendas e dirige um restaurante – e sozinho – mas o goulash é excelente aqui! Existem apenas alguns itens no menu deste restaurante húngaro em Neukölln, mas todos eles são saborosos e satisfatórios – apenas para a estação fria.

Faturamento médio – 8 euros por pessoa

EUA

Churrasco de lino

O churrasco americano, e mesmo dos estados do sul, é um tipo de cozinha à parte. O restaurante espaçoso e luminoso em Wedding serve um prato típico (na verdade uma bandeja) de salsichas, peito, costelas e vários acompanhamentos para escolher. Às vezes, os caras organizam bufês de brunch de domingo, depois dos quais tudo o que uma pessoa pode fazer é rolar para o gramado em frente ao restaurante e ficar sem fôlego por meio dia, olhando as nuvens.

Faturamento médio – 15 euros por pessoa

Vítimas do sul

Se você ainda não experimentou os waffles de frango e mel, então esta é uma visita obrigatória! O restaurante em Prenzlauer Berg ganhou popularidade frenética ao longo do ano passado: em grande parte devido à comida deliciosa, mas também ao fato de que aqui há um serviço realmente bom, o que geralmente é uma raridade em Berlim. Se waffles com frango são demais, então preste atenção nos pickles fritos, porque, claro, isso ainda é uma perversão, mas na verdade é terrivelmente delicioso.

Faturamento médio – 15 euros por pessoa

Mogg

Quem não ama pastores sanduíche? Principalmente quando o restaurante está localizado no prédio de um antigo ginásio, e por dentro há um típico interior americano e rock lúgubre nos alto-falantes?

Faturamento médio – 10 euros por pessoa

Para sobremesa

Eu não posso deixar de passar por algumas das sobremesas internacionais: o guloso em mim simplesmente não pode permitir que isso aconteça!

Pare no café Swedish Okay em Neukölln para pãezinhos de canela macios e recém-assados;

Em Prenzlauer Berg, não deixe de visitar a padaria portuguesa Bekarei com massa folhada e creme, que não difere das que se encontram em Lisboa;

E para o sorvete siciliano mais autêntico com sabores inusitados – por exemplo, abacate – você deve ir ao Duo Kreiberg .

Amo profundamente cada um desses lugares e aconselho você a visitar. Na minha opinião, a comida é boa em Berlim: não deve ter medo de descobrir novos sabores. O principal é prestar mais atenção a lugares aparentemente imperceptíveis – geralmente é neles que você pode comer deliciosamente e, muitas vezes, com orçamento limitado.

Não se esqueça que em Berlim existem poucos lugares onde você pode pagar com cartão, por isso é melhor não arriscar e estocar em dinheiro, mas você pode descobrir como chegar a Berlim mais barato aqui .

Tenha um delicioso final de semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *